segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA DO PROFESSOR


              No dia 15 de outubro de 1827 D. Pedro I baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. Este Decreto, além de instituir em todas as cidades, vilas e lugarejos a obrigatoriedade de ter pelo menos uma escola de “primeiras letras”, relacionava as matérias básicas que os alunos deveriam aprender, a descentralização do ensino e até um mecanismo de preservação dos salários dos professores. Claro que até hoje o referido Decreto não entrou em vigor pra valer.
                Vale lembrar que o 15 de outubro foi escolhido por também ser dedicado a santa Teresa D’Ávila ou Teresa de Jesus, como ficou conhecida. Teresa de Capeda Ahumada, nasceu em Ávila, Espanha em 1.515 e é muito reverenciada por seus múltiplos dotes, principalmente o de educadora.
                Mas foi somente em 1947, portanto 120 anos após a edição do Decreto Imperial, que uma iniciativa dos professores Salomão Becker, Alfredo Gomes, Antonio Pereira e Claudino Busko do Ginásio Caetano de Campos em São Paulo, foi comemorado pela primeira vez o DIA DO PROFESSOR, a fim de se chamar à atenção para o stress provocado pelo longo período letivo, que observava apenas 10 dias de folga em cada semestre.   
                O Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963 oficializou o dia 15 do mesmo mês como feriado escolar e definiu como razão a necessidade de se comemorar condignamente o Dia do Professor, em que alunos e familiares enaltecem a função do mestre na sociedade moderna.
                Motivos não faltam para se enaltecer os detentores desta profissão que é considerada a mãe de todas as outras. E de fato em todo o país e por todos os meios, pessoas do povo e autoridades emitem mensagens de reconhecimento a estes profissionais. Porém, reconhecimento aqui não é sinônimo de vantagem; apesar de todo auê que se faz em torno do professor, o magistério continua sendo uma das profissões mais mal remuneradas do Brasil.
                Não há, portanto, como esquivar-nos de prestar homenagens a estes prestimosos profissionais aos quais estamos todos, inexoravelmente, dependentes. E isto os torna cada vez mais importantes e cada vez mais responsáveis pelo destino da juventude deste país.  E aqui, como nem tudo é homenagem e deferência, registro minha indignação, nestes tempos de campanha eleitoral, quando vejo maus profissionais da educação, diretores até, abdicarem de suas funções docentes para se dedicarem a persuasão de eleitores, inclusive comprando votos e consciências. Entendo que se ensina mais com atitudes do que com palavras, e pergunto: que tipo de educação estão dando aos nossos filhos nas escolas?        

Um comentário:

  1. gostaria que 50% das pessoas que fazem parte dessa" massa " e que são capazes de mudar o mundo se comprometece, não só com a educação mas também com a conciência de se fazer um bom trabalho, sabendo diferenciar as coisas, não mim julgo ser a melhor mas sei direfenciar as coisas e quando alguém fala.. "em que mão as colocarão" [...] mexe muito com o meus isntinto adormecido de se fazer justiça. já que para mi não existe ser superior a Deus.

    fica a dica aqui meu caro amigo as pessoas não são iguais, ainda bem porque tem muita gente que usa "cascaras" que eu não gostaria de ser s parecida.

    ResponderExcluir