quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PROGRAMA DE MORADIA DE NOVO ORIENTE

O local é Açude dos Carvalhos, mas poderia ser outro qualquer situado ao longo do reino dominado pelo clã dos “coelhos”, que compreende todo município de Novo Oriente. A história é parecida com as de muitas comunidades que os jornais noticiam por esse Brasil a fora. A não ser por um pequeno detalhe que veremos a seguir.
A comunidade é composta por aproximadamente 20 famílias e certamente mais de uma centena de pessoas entre crianças, adultos e idosos. Como nas demais localidades do município, os que precisam estudar se deslocam até uma comunidade vizinha onde existe ensino regular ou à sede do município, sempre no desconforto e na insegurança de camionetes grosseiramente adaptadas para o transporte escolar.
Todavia, alguns alunos, não sei por qual critério, não se submetem a estas viagens, sendo assistidos no local no que se convencionou chamar de “sala multisserial”, que vai do pré-escolar até a 4º série. A referida sala funciona precariamente em um pequeno armazém cedido por um morador e segundo a professora que comanda a turma multidisciplinar a Secretária de Educação prometeu a construção de local digno para o mister. Ate aí tudo bem, que dizer até aí a historia é comum em se tratando de Brasil.

ESTA É UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NOVO ORIENTE, ATUALMENTE
SERVINDO DE RESIDÊNCIA PARA UMA FAMÍLIA EM AÇUDE DOS CARVALHOS

O inusitado aqui é que na comunidade já existe uma escola construída pelo município, ou seja, com dinheiro público, e que atualmente foi cedida pelo prefeito para residência de uma sua eleitora, como se vê na fotografia acima. Note que os mamoeiros crescidos dão uma idéia do tempo em que o prédio está ocupado. A frente pintada de azul até que disfarça, mas a lateral amarela nos remete a cor original dos prédios públicos municipais.Informações não comprovadas dão conta de que o município arca até hoje com a conta de energia.
Este é o Reino de Novo Oriente, cujos súditos fiéis são tratados a pão-de-ló e moradia com energia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário