domingo, 29 de abril de 2012

Novo Oriente Acéfalo


                    Aconteceu neste sábado, dia 28, no auditório do Colégio Coelho Masacarenhas, em Novo Oriente, reunião institucional do Partido dos Trabalhadores local, para, entre outros temas, fazer uma análise da conjuntura política vivenciada hoje no município. Participaram do encontro, além do diretório encabeçado pelo presidente Francisco, o único vereador do PT de Novo Oriente, João de Deus, filiados que almejam disputar algum cargo eletivo nas próximas eleições e demais militantes da sigla.
                O diagnóstico feito pela unanimidade dos que se pronunciaram foi de uma grave acefalia atualmente no município de Novo Oriente. A começar pela prefeitura, onde o atual prefeito, Rodrigão, só é prefeito no nome já que quem decide mesmo é seu filho, “projeto de deputado” Nenem Coelho, que vive em Fortaleza e está mais interessado no que acontece com Crateús do que com Novo Oriente. É por isso que o município ainda não decretou estado de emergência, que viria permitir acesso das entidades e da população aos benefícios concedidos pelo governo central às regiões do nordeste castigadas pela causticante estiagem que assola este pedaço do Brasil neste ano de 2012.
                Na Câmara municipal, composta por nove vereadores, oito deles rezam, comungam e se confessam pelo catecismo oficial. Para se ter uma idéia da subserviência dos parlamentares à prefeitura, houve um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que pretendia revogar o normativo municipal que estipulou a cobrança da taxa de iluminação pública, apresentado pela, à época, presidenta do Sindicato Rural, Maria Luiza que recebeu dos nossos laboriosos legisladores apenas dois votos favoráveis. Agora pasmem: alguns desses vereadores que enquanto parlamentares se manifestaram contrário ao projeto, como consumidores assinaram a relação dos que pediam a revogação da cobrança.
                Em Novo Oriente, como acontece na grande maioria dos municípios cearense, existe, na entrada da cidade, um prédio imponente (construído com recursos públicos, portanto nossos), onde deveria funcionar o Fórum da cidade. Digo, “deveria”, por que lá também não funciona nada, pelo menos não funciona legalmente, já que atualmente lá não existem juiz nem promotor, as cabeças do poder judiciário.  Também, na entrada da cidade e bem vizinho ao prédio do Fórum, com ares mais sofisticados, envidraçado e ostentando arquitetura de primeiro mundo está o prédio onde deveria funcionar a Delegacia de Polícia Civil de Novo Oriente. Concluído já há alguns meses (também com recursos de nosso suado dinheirinho) a nova delegacia de polícia aguarda certamente as proximidades das eleições, quando inaugurações da espécie rendem mais votos.
                E assim caminha a humanidade... Sem cabeça para comandar, o povo parece dormir em berço esplêndido, esperando que algum milagre aconteça com o raiar do novo dia. É tão grande a letargia em Novo Oriente que uma inversão de valores parece ter coerência: hoje o cidadão honesto, cumpridor de seus deveres, sente-se envergonhado de suas qualidades. Alguém que não rouba, que não trafica, que não é esperto o bastante para enriquecer às custas e em detrimento do coletivo, é tido como otário, tolo, ingênuo.
                Segundo ainda os palestrantes, é tão alto o grau de letargia que tomou conta dos novoorientenses que hoje ninguém acredita mais em nada. Ninguém acredita, por exemplo, que fora dos muros dos coelhos exista vida inteligente. Tal qual passarinhos que de tanto viverem encarcerados na gaiola não confiam que suas asas sejam suficientes para elevá-los ao ar. O poder absoluto, no entanto é autofágico. Chegará a hora que, de tanto comerem-se uns aos outros, sobre-nos a decência, a competência e a consciência de que o PT, maior partido do país, vanguarda de momentos verdadeiramente cívicos de nosso país e suporte doutrinário e programático dos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff, não poderá alheiar-se das mazelas que vampirizam nosso município.
                

Um comentário: