terça-feira, 15 de maio de 2012

Analfabeto Político


É interessante notar que todo analfabeto político tem um traço em comum, normalmente trata-se de pessoas que se acham com elevado nível intelectual e cultural, que nos olham de cima para baixo, encastelados em sua estupidez, achando se, portanto, acima do bem e do mal. Não é raro ver-se um sabichão por aí apregoando a inutilidade da política e dos políticos, sentenciando que por serem todos iguais não votará em ninguém e se o fizer será por pagamento. Aconselha parentes e amigos a se afastarem da política, pois só estarão perdendo tempo e dinheiro.
O que o idiota não enxerga do alto de sua ignorância é que o dinheiro que paga seu voto é o mesmo que a corrupção subtrai dos impostos que ele recolhe, o que ele não percebe ou faz de conta que não sabe é que o dinheiro que ele recebe pelo voto o torna receptador de roubo, porque é assim que é entendida a corrupção (roubo). Como diria Bertold Brecht, o idiota estufa o peito e diz que não precisa dos políticos. E não precisa porque os serviços públicos são precários e são precários porque não há investimento nestes serviços e não há investimento porque junto com o dinheiro que o vendilhão põe no bolso vai um pouco da aprendizagem daquele aluno que não teve escola para freqüentar, vai também o odor da pólvora disparada pelo crime sem a repressão da segurança sucateada e até um pedaço da vida daquele paciente que morre à míngua no corredor dos hospitais.
A mercantilização do voto é, sem dúvida, a causa primária da corrupção no Brasil, é pra ela e por ela que tanto se roubam neste país. É evidente que depois de aboletado no poder o comerciante de votos vai procurar também engordar sua conta bancária, porque como dizia minha saudosa avó “a medida do TER nunca enche” e mesmo precisa fazer caixa para as próximas eleições. E assim caminha a humanidade... Num círculo vicioso, onde, com exceção do corrupto, todos perdem, quem vende e quem não vende e, principalmente, o país que vê escapar pelo ralo da corrupção, grande parcela do que obriga seus contribuintes a pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário