terça-feira, 9 de outubro de 2012

COMPRA DE VOTOS


COMPRA DE VOTOS

Inicio este artigo com uma observação: não possuo formação nem experiência nas ditas “ciências políticas”, assim, o que sair daqui, é apenas o desabafo de um cidadão contribuinte brasileiro que vê dia após dia o dinheiro dos impostos que paga ser desviado para os bolsos dos maus políticos e a única arma de que dispõe para se defender não funciona a contento, o voto.
         O que acontece Brasil à fora é preocupante, as eleições, de modo geral sendo mercantilizadas, o debate de idéias sendo relegado e como conseqüência a ascensão de políticos aéticos, cujo único compromisso é com sua permanência no poder. Em Novo Oriente, todavia, estas mazelas são elevadas a potência máxima. A compra de votos virou assunto corriqueiro nas rodas de amigos e a justiça, de olhos vendados e braço curto, não alcança nem os corruptos nem os corruptores, diz faltar provas, mas não se tem notícias de que as procure, espera, sem dúvida, uma espécie de delação premiada, pois a lei pune quem vende com a mesma pena de quem compra votos, vindo daí, a meu ver, a maior dificuldade de se comprovar o delito.
         Outro dia estive conversando com um cabo eleitoral, useiro e vezeiro na prática de compra de votos e ele me dizia exatamente que não havia perigo de ser flagrado pela justiça,  exatamente porque não deixava rastro em suas transações e mesmo que vendedor resolvesse denunciá-lo, seria a palavra de um contra o outro.
         De fato, as transações feitas nas alcovas, na calada da noite ou nas cabinas dos automóveis, são de difícil comprovação, pois envolvem dois criminosos (o que vende e o que compra) sem testemunha e sem documento assinado. Tanto é que, eleição após eleição, inobstante o apelo da justiça, dos meios de comunicação, de ONG’S, etc., o problema vem recrudescendo em proporções geométricas. Seria interessante que a justiça, ao mesmo tempo em que tenta coibir o crime da comercialização de votos, procurasse tirar o incentivo que leva candidatos a investirem milhares e até milhões de reais numa eleição, tudo porque sabe que uma vez eleitos têm como reaver o capital investido, engordado por um bom ágio.
         As leis existem e estão aí a depender da celeridade dos órgãos de controle, Câmaras Municipais, Conselhos de Contas, etc. Sabe-se que é nas licitações de obras e compras que começa a fuga de nosso suado dinheirinho pelo ralo da corrupção, mesmo assim os citados órgãos não dão muita importância para o evento. Mas não são só os recursos públicos que financiam a compra de votos, o dinheiro do tráfico de drogas, dos cartãozeiros e de outros crimes tem sido também investido nesta atividade ilícita, enfim, tudo dinheiro sujo.
         Dura Lex, Sed Lex (A Lei é Dura, mas é a Lei) no nosso caso, a Lei é falha, mas é a Lei. Apurado o resultado das urnas em Novo Oriente, deu Godô para ser o prefeito de todos os novoorientenses de todos os matizes e de todos os credos pelos próximo quatro anos, então democraticamente temos que aceitá-lo e respeitá-lo. Temos que torcer para que ele faça um bom governo sem, contudo, esquecermos de fiscalizar suas ações e de denunciar quando for o caso, enfim, temos que fazer uma oposição propositiva.
         

5 comentários:

  1. Concordo amigo Canuto.Esse é o Brasil que não queremos. Se persistir essa pisada, só os estelionatários do voto permanecerão nas disputas políticas.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Canuto, quanto mais tempo se passa menos pessoas acreditam numa eleição limpa. Se assim for, brevemente não haverá nenhum homem ou mulher que não seja corrupto ou corruptor. Lamentável essa situação.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Canuto, quanto mais tempo se passa menos pessoas acreditam numa eleição limpa. Se assim for, brevemente não haverá nenhum homem ou mulher que não seja corrupto ou corruptor. Lamentável essa situação.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Canuto, a cada pleito a própria população diz que fica pior o comércio de votos. Inacreditável a situação que se presencia e a mudança de mentalidade não virá tão cedo, acredite. Enquanto houver em algum ponto um professor que intermedia o comercio do voto, a mudança será mais lenta, pois esse profissional é um dos responsáveis por uma educação moral, no entanto pratica a imoralidade. Não baixemos a cabeça, sigamos em frente.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente nada disso me surpreende,mas ainda sonho com um Novo Oriente melhor...

    ResponderExcluir