sábado, 4 de julho de 2009

O Peso dos Tributos

Você, caro consumidor, com certeza já escutou do comerciante que lhe fornece mercadorias, seja ela qual for, que está pagando uma carga tributária muito alta, que tudo quanto ganha só dá para pagar impostos. Balela, ele, enquanto comerciante, não paga nada de imposto, apenas repassa a conta para você. O preço que está lá na etiqueta já embute o custo da mercadoria, todos os impostos e ainda o lucro do lojista e da cadeia distribuidora. Uma coisa, no entanto, é verdade. O brasileiro paga uma das cargas tributárias mais altas do mundo, sem contar que temos, pelo menos, dois agravantes: o primeiro é que nem metade do que os governos arrecadam ou extorquem de nossos já minguados salários retornam em benefícios da população. Os noticiários estão abarrotados de notícias de corrupção, desvios de verbas, pagamento de salários a quem não trabalha e favorecimento de toda espécie. E não fiquemos pensando que não temos nada a ver com isso, que é coisa de cachorro grande, pois é do nosso suado dinheirinho que eles estão falando. E não fiquemos também pensando que não temos culpa, porque temos, a grande maioria dessas sanguessugas que vivem parasitando a nação, fomos nós que a elegemos e a colocamos no poder. Outro agravante que demonstra a perversidade de nosso sistema tributário é que o que você ganha é inversamente proporcional ao que você paga, isto é, quanto maior for o rendimento do contribuinte, menos imposto ele recolhe. Assim é que o contribuinte que aufere até dois salários mínimos por mês, paga 53,9% para os cofres do governo, já aquele que ganha acima de 32 salários recolhe apenas 36,2%. De cada mês que um pobre assalariado trabalha, mais de 16 dias são somente para impostos, de cada ano, 197 dias são para alimentar o leão. E cadê a contra partida? Nossa saúde há tempos está na UTI, em nossa educação, o governo faz que paga aos professores e estes, fazem que ensinam aos alunos, que nada aprendem nem fazendo de conta. Também não temos segurança, saneamento e outras coisinhas mais. O que mais dói nisso tudo é ver o dito cidadão brasileiro estufar o peito e dizer: “eu não sou político, no dia da eleição eu vou lá e voto em qualquer um, nunca precisei deles mesmo, cumpro apenas minha obrigação de votar.” Pois eu lhe digo camarada, continue assim, é exatamente desse tipo de pessoa que os corruptos de plantão necessitam para continuarem sangrando a nação. Orgulhe-se de não ser político e continue assistindo a pessoas morrendo em corredores de hospitais, por falta de atendimento, aproveite o tempo que você não gasta discutindo os problemas do país e ponha grades em suas portas e janelas, porque também está faltando segurança. Também não reclame das escolas, para gerar alienados, as que temos, está bom demais.

2 comentários:

  1. Sr. Canuto quando vejo alguém falar quem paga inposto é consumidor e não comerciante, fico a perguntar quem fala assim talvez nunca tenha pago imposto, não ser imposto de renda retido na fonte.
    Hoje melhorou porque o governo simplificou a cobrança de imposto, cobrando o icms na fonte. Quando era cobrado da empresa varegista muitos comerciante não incluia porque não sabia quanto pagava de icms, quando é no fim do ano sefaz sabe que eles não recolhia por falta de conhecimento e conivencia dos contadores, sefaz sem pena nem dó aplica uma multa muitas vezes maior de que todo lucro do ano.
    Uma coisinha que precisa ser explicado para o consumidor, os produtos alimenticio são muitos pereciveis principalmente açucar, arroz, oleo,
    enlatados,quando produto deste quando apresenta qualquer avaria, o consumidor não leva, olha que são muitos os epacotado o plástico se rompe, os enlatados a lata amassa, este produtos o consumidor não leva nem aqueles que eles mesmo derruba e estraga a embalagem.
    É muito pequeno o número de comerciante que inclui este desperdicio no preço final, pode chegar até 3% do valor da mercadoria, se um produto de alta rotividade pode chegar até 5%
    Comerciante.
    Antonio Martins

    ResponderExcluir
  2. Sr. Canuto o sr. faz este comentario falto o sr dizer como posso indentificar o politico corrupto porque na aparencia todos são honesto e iguaos.
    Todos eles já mudaram de partido não tem uma ideoligia, quando estão no A.reza na mesma cartilha, quando vão para o B troca de cartilha cader a coerencia.
    Antonio Martins

    ResponderExcluir