quinta-feira, 1 de março de 2012

ABAIXO A BAIXARIA


                Tenho visto com muita preocupação, nas redes sociais e fora delas, debates absolutamente estéreis a respeito do momento político que ora vivenciamos em Novo Oriente. São discussões sem nenhuma preocupação com o futuro de nosso município, onde pessoas se agridem e agridem terceiros, se autoexaltam e descaracterizam adversários, como se política fosse um simples jogo de autopromoção.
                Por exemplo, diante da notícia dando conta de que na região do Cariri, um carro de carga, adaptado para servir de transporte escolar, acidentou-se, deixando dezoito crianças feridas, ninguém se preocupou em exigir, sugerir ou prometer que as mais de quatro dezenas de camionetes transmutadas para veículos de passageiros que diuturnamente cruzam as esburacadas estradas do município, pondo em risco as vidas de centenas de alunos, dêem lugar a transporte escolar confortável e seguro de acordo com a recomendação do Ministério da Educação.
                É sabido que cada um destes  quarenta condutores, fornecedores do serviço de transporte para a Secretaria de Educação é na verdade um empregado informal da prefeitura e que alem de transportar alunos como que carrega animal, atua também como cabo eleitoral permanente, sendo muitas vezes ameaçado de perder a vaga, caso deixe de ler pela “cartilha oficial”. Aliás, estas vagas são moeda de troca por ocasião das eleições e segundo depoimentos que tenho gravado de pessoas que foram contatadas no último pleito, cada vaga estaria valendo 500 votos. Daí a falta de interesse de mudar esta realidade.
                Também não escutei ninguém falar em ativar um sistema de irrigação no perímetro do açude Flor do Campo, aproveitando uma área irrigável de mais de 800 hectares, aumentando e consolidando nossa produção agrícola e gerando centenas de emprego. Mas já ouvi alguém se vangloriando que foi  um ex-político seu correligionário que empenhou forças para conseguir a construção do açude. Mal sabe ele que foi esse mesmo político que na época barrou a instalação da irrigação, pois não concordava que o perímetro fosse entregue aos trabalhadores, mas a empresários, alinhado que era com as políticas de mercado.
                E assim são muitos os temas que deveriam pautar nossas discussões na busca de dias melhores para nosso município e para nossa gente. Em vez disso preferimos os ataques pessoais que podem até prender a atenção dos eleitores, mas que com certeza em nada contribuem para a formação isenta e consistente da imagem dos pretensos candidatos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário